sábado, 18 de junho de 2011

Menstruação e Desempenho Físico!!

Bom dia! Hoje vou publicar sobre um assunto de grande interesse para as mulheres o Desempenho físico durante o período de menstruação... todas sabemos que nosso rendimento cai e bastante, são cólicas, fraquezas dentre outras....
 A menstruação sempre foi um tabu para a ciência do esporte, treinadores e atletas. Há poucas décadas, era preocupante o fato da mulher participar de competições ou treinar menstruada. Somente a partir de 1950, com a melhora na qualidade dos produtos de higiene femininos (absorventes), esse quadro mudou. Embora existam muitas pesquisas relatando como o exercício afeta a menstruação, são menos conhecidos os que analisam como a menstruação e as outras fases do ciclo menstrual interferem na performance e quais as alterações que podem comprometer o potencial físico e psicológico, não esquecendo que elas são altamente individuais  (JUDY DALY E WENDY EY 1996)



O ciclo menstrual é dividido em fases. Segundo BÕCKLER (apud Weineck, 2000) um ciclo de 28 dias é dividido da seguinte maneira: Fase da menstruação ou fluxo (1º ao 4º dia). Fase pós-menstrual (5º ao 11ºdia). Fase intermenstrual (12º ao 22º dia). Fase pré-menstrual (23º ao 28º dia). Ele afirma que a performance pode variar de acordo com as fases do ciclo menstrual. Na Fase Pré-Menstrual, devido à influência de um aumento nos níveis de progesterona, o desempenho pode sofrer uma redução. Já na Fase Pós-Menstrual, graças à crescente taxa de estrogênio e maior secreção de noradrenalina, observa-se uma melhora significativa na performance.
No período pré-menstrual há redução na capacidade de concentração e fadiga muscular e nervosa mais rápida (KEUL et al 1974).
 Na fase estrogênica (pós-menstrual) o rendimento é melhor que na progestogênica (pré-menstrual) na qual, as atletas ficam irritadas e menos pacientes com os treinos (LEBRUN, 1995).


Portanto na Fase pré - mestrual, ou seja na famosa fase da TPM o rendimento cai, A maioria dos estudos relata uma melhor performance na fase pós-menstrual,não esquecendo que as funções fisiológicas e a especialização desportiva são altamente individuais. 




 O importante é fazer um treino que respeite suas condições fisiológicas nada de exageros Meninas!! :) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário